http://2.bp.blogspot.com/_C8HSVIfy1Aw/RemEUYup43I/AAAAAAAAAAM/XTEVX3_vKDE/s320/gelo.JPG > Mirian: Blogs na Educação - Opinião.

Monday, November 20, 2006

Blogs na Educação - Opinião.

A ferramenta fantástica chamada Blog

Os blogs estão deixando de ser apenas "diário virtual de adolescente" para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores, especialmente no que se refere a educação. A utilização do blog virou uma febre, que começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e a construção do conhecimento.

"O blog traz infinitas possibilidades para a educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo" Clausia Mara Muzinatti, professora de informática do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP).
O Blog incentiva a criatividade

A utilização do blog proporciona um excelente estímulo a criatividade do aluno permitindo que ele vá em busca de novos conhecimentos, utilizando de diversos recursos, imagens, textos, clipes, entre outros. Todos muito atrativos para os alunos do que a utilização do velho giz e quadro negro.

"É um espaço muito interessante, autoral. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter ótimos resultados", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.
Um estímulo para Comunicação

Não existem limites para a utilização dos blogs devido a facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico. O blog é uma ferramenta de co-autoria e autoria, onde o aluno utiliza-se deste meio para comunicar-se e expressar-se, cabendo ao professor conduzir o aluno a construir seu conhecimento.

"É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.
Este texto foi desenvolvido a partir dos links indicados na atividade 7

0 Comments:

Post a Comment

<< Home